domingo, 20 de maio de 2012

Magmas-tipo do Serra Geral

Já deveria ter feito isso, mas fui deixando ...
Estou há algum tempo tentando conseguir uma cópia da tese de doutorado do David Peate "Stratigraphy and Petrogenesis of the Parana Continental Flood Basalts, Southern Brazil." defendida em 1989 na Open University. É um documento clássico no qual ele propôs a existência de seis magma-tipo na Formação Serra Geral, com base na abundância de TiO2, P2O5, SiO2, Fe2O3(total), Sr, Ba e Zr e nas razões Sr/Y, Ba/Y, Zr/Y, Ti/Y e Ti/Zr. Com isso ele apresentou os seguintes magmas tipo: Alto Titânio - Urubici, Pitanga e Paranapanema; Baixo Titânio - Gramado, Esmeralda e Ribeira. Ele foi orientado pelo Prof Chris Hawkesworth (Open Univ.) e pela Profª Marta Mantovani (USP).

Há uns dois anos consegui uma cópia xerox de um xerox de um .... da tese dele com o Pedro Viero da UFRGS, mas minha cópia ficou com algumas partes apagadas e outras ilegíveis.
Tenho trocado algumas mensagens sobre o Serra Geral com o David que é professor na Iowa University. No dia 18 de abril ele mandou uma mensagem à Daianne Silveira, estudante de geologia da UFPR e ex-estagiária da Mineropar comunicando que a British Library havia liberado a cópia em .pdf da tese dele.
Com o interesse crescente que o Serra Geral tem despertado na comunidade científica nos últimos anos e espero que aumente ainda mais, deve haver muitos interessados em ler esse documento na íntegra.
Então, aí está o link para baixar o documento completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário