domingo, 12 de fevereiro de 2012

Charles Darwin - 12 de Fevereiro

O dia 12 de Fevereiro marca o aniversário de Charles Darwin. Nascido em 1809 em Shrewshury na Inglaterra, teria hoje 209 anos.
Aquela era a época do catastrofismo dominada pelas idéoas do livro Les Révolutions de la surface du Globe de Georges Couvier (Jean Leopold Nicolas Fréderic Cuvier), teoria fortemente influenciada pelos dogmas religiosos, que estabelecia que a Terra teria sofrido uma série de eventos devastadores - o último deles uma grande inundação planetária chamada de Dilúvio - que teria varrido da face do planeta todas as espécies. A partir de então, as espécies que haviam sido salvas na arca de Noé, teriam sofrido evolução independente até os dias de hoje.
Apesar de Charles Darwin ter recebido uma sólida formação científica herdada de sua família e dos professores da Universidade de Cambridge, geólogo Adam Sedgwick e  naturalista John Stevens Henslow, ele relutou muito na divulgação de sua teoria da evolução das espécies. Sofreu dolorosas duvidas e dilemas existenciais por sua formação religiosa e discussões com a esposa, filha de um pastor anglicano.
O livro Principles of Geology do geólogo Charles Lyell (leia o original no Google Books cujo link está indicado na coluna da direita desse blog) apresentou a revolucionária idéia de que as condições e características atuais do planeta seriam o resultado de processos que atuavam constantemente ao longo dos tempos geológicos. Esse foi o ponto de partida para o raciocínio de Darwin: se o planeta era o resultado de um processo evolutivo lento e gradual, estava claro que os seres vivos que faziam parte desse sistema complexo deveriam ter percorrido caminho semelhante. As transformações sofridas seriam um resultado de seleção natural.
Na viagem que fez a bordo do H.M.Beagle que contornou o planeta a partir de 1831, lhe rendeu uma gigantesca coleção de observações, fósseis, rochas, minerais e espécimes vivos de animais e vegetais, e serviu para organizar e consolidar as suas idéias.
Em 20 de Fevereiro de 1832 chegou a Fernando de Noronha e em 19 de Agosto deixou o Brasil  "Dou graças a Deus e espero nunca mais visitar um país de escravos..."
Nesta viagem consolidouos dois  conceitos fundamentais  de sua teoria publicada no livro On the Origin of Species by Means of Natural Selection em 1858:  a idéia de que as espécies evoluiam e que as espécies atuais poderiam ter tido antepassados comuns (veja o esboço original abaixo).
Este livro é um dos mais importantes da literatura científica mundial e iniciou a libertação do pensamento científico das amarras, dos preconceitos, das tradições e dos dogmas religiosos, que infelizmente ainda persistem.


O Darwin Day é uma celebração global da ciência e do raciocínio livre.
No site http://darwinday.org/ é possível ter acesso a eventos e festividades que celebram esse importante fato.